Fissão e Fusão Nuclear

 

A fissão nuclear acontece quando um núcleo de um material pesado de um um átomo instável é bombardeado para ser transformado em pelo menos dois núcleos mais leves. Esse processo, é rotineiramente observado nas usinas nucleares e um dos processos na formação da bomba atômica.

Na fissão, a energia é liberada pela diviisão, normalmente em dois mais leves, núcleos muito pesados podem ser divididos em mais de dois pedaços, mas isso acontece muito raramente, uma vez em um milhão. O processo de fissão ocorre muito raramente por espontanedade da natureza, mas é feito sempre com bombardeios atômicos, que dissolve o núcleo, deixando-o instável e permitindo a sua divisão.

 

Ja a fusão nuclear, é o contrário do precesso da fissão, e acontece quando dois núcleos de atomos leves se chocam e são bombardeados, resultando num núcleo mais pesado. Esse processo exige muita energia para acontecer, e normalmente libera muito mais energia do que consome, mas varia muito, quando acontece com elementos relativamente mais leves,como ferro e níquel, ela acaba libertando a energia, e quando o processo é feito com elementos  um pouco mais pesados, ela consome.

É uma grande barreira a vencer para que a fusão nuclear aconteça, devido á força eletroestática que há entre os núcleos vizinhos, uam força que faz com que eles se repelem e não possam se unir, porém, quando conseguem fazer com que os núcleos se aproximem o suficiente, a alta carga atômica sobrepõe a eletroestática, que à curta distância, acaba podendo vencer a repulsão automática que ocorre entre os núcleos.

 

Samuel Rodrigues, Leonardo Morel e Nícolas Gregório.