Fotossíntese e respiração

25/11/2011 06:31

 

Fotossíntese e respiração são processos com reações e objetivos diferentes. A fotossíntese ocorre nas células clorofiladas, para produzir compostos orgânicos energéticos. A respiração ocorre em todas as células. É um processo de oxidação de compostos orgânicos, que libera energia necessária para a realização de todos os processos metabólicos das plantas. Ocorre não só nas plantas, mas em todos os seres vivos, incessantemente, durante toda a vida.
O processo da fotossíntese inicia-se quando a luz incide nas folhas ou outras partes verdes das plantas, como ramos e caules, e é captada por moléculas de clorofilas, que funcionam como coletores solares, recebendo, transmitindo e concentrando a energia luminosa.
    Essa energia captada é utilizada para iniciar as reações químicas, "quebrando" as moléculas de água (H2O), separando os átomos de hidrogênio (H) e oxigênio (O), que a compõem. O oxigênio é liberado para a atmosfera e os átomos de hidrogênio são aproveitados para formar carboidratos ou nova molécula de água.
A fotossíntese e a respiração são reações inversas. A matéria-prima utilizada para reação da fotossíntese (os reagentes = CO2, H2O), são os produtos da reação da respiração. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a fotossíntese armazena energia em compostos de carbono e a respiração retira a energia desses compostos.

As representações


Fotossíntese




Respiração
 

 

 

 

Débora Maves T. e Nadine Natsumi B. Ferreira