Analógicos

Analógicos

O padrão analógico de transmissão de dados consiste na geração de sinais elétricos baseados nas ondas eletromagnéticas que são contínuas. Como os sinais analógicos são contínuos, a qualidade de operação é mais exigente, pois na sua falha, o sinal deve ser gerado novamente desde o princípio.

Um Sinal Analógico apresenta uma variação contínua ao longo do tempo, podendo ter características de amplitude e frequência bastante variáveis.

Os dados analógicos representados por sinais analógicos ocupam em geral um espectro de frequências relativamente limitado, pelo que a largura de banda necessária para a sua transmissão é, no caso dos sinais de áudio sem preocupação de grande fidelidade de reprodução, de valor bastante aceitável.

                                 Conversor analógico-digital

Um conversor analógico-digital é um aparelho para a conversão de valores digitais em um fenômeno que varia no tempo. Quando os valores numéricos podem ser armazenados em formato binário, chamamos de dados multimídia.

Um computador chamado multimídia é uma máquina capaz de digitalizar documentos. Os principais periféricos que contém conversores analógico-digitais são:

  • As placas de aquisição de vídeo
  • Os scanners
  • As placas de captura de som (quase todas as placas de som)
  • O mouse, a tela e todo o mecanismo de mira
  • Os leitores.

                               

 

        Rafaela Lubas Lemos 9°ano